Pular para o conteúdo principal

Abner Campos, de 11 anos, viajou para Alemanha - 'Realizei meu sonho', diz

Abner Campos, de 11 anos, viajou para Alemanha e tocou com brasileiro.

Garoto de Macapá quer estudar para ser violinista da Filarmônica alemã.

Fabiana FigueiredoDo G1 AP
Com apenas 11 anos, o violinista amapaense Abner Tavares Sampaio Campos conseguiu realizar parte do maior sonho dele. Convidado pelo governo alemão, o menino conheceu a Orquestra Filarmônica de Berlim e já pensa em se tornar músico internacional.
"Realizei meu sonho de tocar com os músicos e conhecer a orquestra onde quero tocar. Ela é bem maior do que eu imaginava e foi uma experiência incrível. Agora quero realizar outra parte do meu sonho de ser um grande violinista e tocar na Filarmônica de Berlim. Para isso, eu vou estudar muito para ser conhecido mundialmente", conta Abner que voou pela primeira vez para fora do Brasil.
A viagem feita por Abner Campos à Alemanha aconteceu em maio e foi exibida durante uma reportagem no Fantástico, no domingo (17). Na cidade europeia, o menino assistiu ao ensaio do grupo, conheceu o maestro argentino Daniel Barenboim, e chegou a tocar com o primeiro e único brasileiro na Filarmônica de Berlim, e também primeiro violinista da orquestra, Luiz Filipe Coelho.
Abner disse que vai se dedicar para futuramente integrar a Orquestra de Berlim (Foto: Reprodução/Fantástico)Em viagem, Abner chegou a tocar com único brasileiro da orquestra alemã, Luiz Felipe Coelho (Foto: Reprodução/Fantástico)
Inspirado no amapaense Wesley Sampaio que integra a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, em São Paulo, o pequeno amapaense já sonha grande: quer integrar o grupo musical alemão e se apresentar como músico pelo mundo.
"Ele [Felipe Coelho] me ensinou que não basta saber só de música, tem que ter disciplina na vida para ser um grande violinista", disse o garoto. Abner confessou que se for convidado para tocar fora do país tem coragem suficiente para seguir a carreira longe da família.
  •  
Reportagem exibida no Fantástico mostra realização do sonho de Abner em conhecer Filarmônica de Berlim (Foto: Reprodução/Fantástico)Reportagem exibida no Fantástico mostra realização do sonho de Abner em conhecer Filarmônica de Berlim (Foto: Reprodução/Fantástico)
O pequeno violinista tem a música "na veia". Ele é o primogênito de dois filhos da professora de música Elisângela Campos e do pedreiro e músico Fábio Rocha. Abner estuda no 6º ano do ensino fundamental, na Escola Estadual Tempo Integral Darcy Ribeiro, na Zona Norte de Macapá.
Apesar da música ser presente dentro de casa, o pequeno músico toca violino desde os 8 anos, quando começou a participar de um projeto social que utiliza a música como ferramenta para levar cidadania a jovens em situação de risco social. Ele tem como maiores incentivadores os pais e os tios.
Através da participação na orquestra, Abner melhorou as notas na escola. Ele diz que a família já o elogiou pela dedicação aos estudos regulares, mas principalmente no empenho que tem com a música. Entre as canções favoritas dele está o "Concerto em Lá Menor", composta pelo músico italiano Antonio Vivaldi, do estilo barroco tardio, tocada por Abner em vídeo para o G1. (veja o vídeo)
Abner disse que vai se dedicar para futuramente integrar a Orquestra de Berlim (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)Abner disse que vai se dedicar para futuramente
integrar a Orquestra de Berlim
(Foto: Fabiana Figueiredo/G1)
O som do violino já encantava Abner antes mesmo de entrar no projeto. "Eu comecei a aprender e tocar dentro da orquestra. Os instrumentos estavam lá para escolhermos com qual trabalhar, mas não é a gente que escolhe o instrumento, é o instrumento que escolhe a gente", comenta o músico.
O maestro que acompanhou o garoto na viagem, Elias Sampaio, de 44 anos, foi quem ensinou Abner a tocar violino há 3 anos. "Ele é um menino dedicado, mas apesar do sonho de tocar nessa orquestra, temos que ver que ele é novo e ainda tem muito para decidir sobre sua vida. Mas é claro que quero ver ele com a carreira internacional", disse o mestre. Atualmente, Campos é acompanhado pelo monitor de violino, William Sampaio.
Orquestra Essência
Abner é um dos 550 amapaenses que fazem parte da Associação Educacional e Cultural Essência, um projeto que utiliza a música erudita como ferramenta de inclusão social. A proposta também é popularizar o estilo musical no Amapá. No projeto, os músicos recebem e aprendem a manusear os instrumentos de forma gratuita.
A Orquestra Camerata Essência, criada a partir da associação, iniciou os trabalhos há 5 anos, com o maestro Elias Sampaio. Hoje, os trabalhos acontecem em 7 "polos" de ensino musical, em áreas de periferia e de palafitas do Amapá e conta com a ajuda de pelo menos 40 monitores, frutos do trabalho realizado pelo grupo musical amapaense.

Comentários